Canadá: FSWP 2014 – Os Formulários

Já falamos do início do processo e dos documentos necessários para aplicar para o Federal Skilled Worker Program 2014… Agora vamos aos formulários!

A primeira coisa que eu te aconselho a fazer é abrir todos os formulários no site do Ministério de Imigração e Multiculturalismo do Canadá (CI) e ler um por um. É chato, eu sei, mas desmistifica a ideia que é muito complicado quando você vir que das informações que precisamos prestar, apesar de muitas, sabemos uns 80% de cor!

Se por um acaso você salvou os formulários no computador para preencher depois, certifique-se que são as últimas versões disponíveis no site antes de enviar. Porque mais chato que ler os formulários antes de preenchê-los, é preencher tudo na versão errada…

Para o FSW 2014, até esta data, os formulários são:

Apesar de aparecer como o último da lista, o primeiro que você vai precisar ler é o Instruction Guide, que nada mais é do que um guia com instruções de como preencher cada questão dos formulários. E se você estiver aplicando sozinho (a), como eu, o formulário de dependentes adicionais não se aplica, tampouco o ‘Use of a Representative’, que destina-se somente a quem utilizou um representante para auxiliá-lo no preenchimento.

E esses formulários valem somente para o FSW. Caso você queira morar na província de Quebec, o programa de imigração é diferente.

O segundo que você vai precisar abrir, e imprimir, é o Document Checklist. Nele você encontra um resumo que vai te direcionar direitinho nos documentos e formulários que devem ser enviados ao CIC. Assim não deixa nada para trás…


GENERIC APPLICATION FORM FOR CANADA (IMM 0008)
-> APPLICATION DETAILS
Como FSW, o programa para o qual você está aplicando é o Economic (econômico) e essa é a primeira pergunta do Generic Application Form for Canada. Ao preencher corretamente, a aba na pergunta 2 permitirá selecionar Skilled Worker, que é meu caso.

-> PERSONAL DETAILS
Em detalhes pessoais, o número UCI somente existirá se você já aplicou alguma vez na vida ao CIC e agora está retornando a documentação.
E como eu tenho a cidadania italiana também, mandei uma cópia das certidões de nascimento e de cidadania italianas com as devidas traduções para o inglês.

-> CONTACT INFORMATION
Tome o cuidado de colocar um e-mail válido, porque a partir do momento que você preenche um endereço de e-mail, está autorizando o CIC a se corresponder com você por via eletrônica. O endereço de correspondência serve para o retorno dos seus documentos, caso não sejam aceitos (bate na madeira! toc, toc, toc).

-> EDUCATION/OCCUPATION DETAIL
O número de anos de educação são todos os anos de estudo da sua vida, desde a primeira série.

-> DEPENDANT(S)
Como eu não tenho dependentes, removi todas as páginas posteriores para não enviar papel em branco. Clique em REMOVE DEPENDANT que as folhas debaixo somem.


SCHEDULE A – BACKGROUND/DECLARATION (IMM 5669)

Se alguma informação não couber nos pequenos campos disponibilizados pelo CIC para preenchimento, você pode anexar uma folha com os dados faltantes. Informe a qual formulário a folha adicional se refere.


SCHEDULE 3 – ECONOMIC CLASSES (IMM 0008 SCHEDULE 3)

Um horror esse formulário para mim, porque para quase todas as questões minha resposta foi NO. Salvo o relatório ECA que eu tinha para equivalência de estudos (emitido pelo WES) e o resultado do IELTS para comprovação de proficiência, que são obrigatórios.

Na parte de comprovação de fundos, eles pedem para informar os valores depositados em conta corrente ou poupança (assets), menos os débitos que você possa ter em seu nome (liabilities) e o total (settlement funds = crédito menos débito) seria o que eles considerariam como fundos disponíveis.

Nesse ponto encontrei informações contraditórias em fóruns online de pessoas que apresentaram bens imóveis como ‘assets’ e pessoas que afirmavam categoricamente que somente valores líquidos poderiam ser considerados. Então optei por não declarar nenhum bem imóvel e informar somente o valor que tinha disponível no banco – lembrando que para uma pessoa é necessário comprovar no mínimo $ 11.824,00 (dólares canadenses).

-> YOUR WORK EXPERIENCE
Como trabalhei 7 anos na mesma empresa, essa foi a única carta de referência que enviei ao CIC e a única experiência que relacionei aqui.


ADDITIONAL FAMILY INFORMATION (IMM 5406)

Como não tenho dependentes, coloquei somente os nomes dos meus pais e das minhas duas irmãs. Caso você seja aprovado para o visto de residente permanente, poderá apoiar a vinda deles no programa de Family Sponsorship no futuro.


SUPPLEMENTARY INFORMATION – YOUR TRAVELS (IMM 5562)

Como você pode imaginar, eu tinha viagem pra chuchu para declarar! Então aqui também inclui uma folha adicional para complementar as informações do formulário.

Agora, como não tenho dependentes e não estou em união estável (common-law), meu último formulário foi o…


FEE PAYMENT FORM (IMM 5620)

Você vai achar estranho, mas esse formulário é a autorização que você dá ao CIC para que eles cobrem seu cartão de crédito. Não existe outro lugar que você tem que ir para pagar a taxa online!

Você escreve o total por pessoa que está autorizando o débito, no caso são $ 550,00 (dólares canadenses) para o aplicante principal, e preenche os dados do seu cartão de crédito para que o CIC efetue a cobrança da taxa de processamento.

Não se esqueça de autorizar seu banco para cobranças internacionais no seu cartão, caso contrário o governo canadense não conseguirá concluir a operação e devolverá sua aplicação (bate na madeira de novo!) por falta de pagamento. E caso sua aplicação não seja aprovada por qualquer outro motivo (toc, toc, toc!), a taxa de processamento será devolvida e seus documentos enviados para seu endereço de correspondência indicado nos formulários.

Mas considerando que tudo deu certo, outra taxa será aplicada no valor de $ 490,00 (dólares canadenses) para o processamento do visto de residente permanente. Mas isso é uma ótima notícia… Era o que queríamos!

A última etapa são duas etiquetas com seu endereço que eles pedem para enviar. O tamanho deve ser suficiente para que todas as informações do destinatário e do remetente sejam legíveis. Mande os documentos e formulários, incluindo o checklist, em um envelope de 23 x 30,5 cm para o endereço:

Citizenship and Immigration Canada
Federal Skilled Worker
NOC Category or Arranged Employment Category
Primary NOC 2011 Code: XXXX*
Centralized Intake Office
PO BOX 7500
Sydney, NS
B1P 0A9
Canada

* INDICANDO O SEU CÓDIGO NOC.

O melhor site que encontrei listando a ordem dos documentos foi o fsw2014.info. A única informação desse site que eu desconsiderei, foi o que precisava ser cópia autenticada ou não, porque eu fiquei na dúvida com tanta informação contrária que achei na internet e achei melhor mandar todas as cópias autenticadas.

Já estava gastando um dinheirão mesmo com esse projeto, que pensei que um pouco a mais, um pouco a menos, não faria diferença… Rsrs.

Agora é esperar o PER…E BOA SORTE PARA TODOS NÓS!


Um comentário sobre “Canadá: FSWP 2014 – Os Formulários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.