Canadá: FSWP 2014: Landing + PR Card

Você deve estar pensando: ‘pronto, a menina congelou no Canadá e não vai postar mais nada!’, mas você vai ainda passar pela experiência de mudar totalmente de país e de vida e verá quanto trabalho dá… Rsrs.

Eu já estava com a passagem comprada para o dia 13/Fev/2015, então meu exercício de desapegar das minhas coisas já tinha acontecido – separei minhas roupas e sapatos favoritos, doei praticamente tudo o que eu tinha e deixei meu apartamento alugado com mobília para não precisar me preocupar com venda de móveis. É estranho ver sua vida resumida em duas malas médias e uma mochila!

Como eu tinha acumulado pontos em programas de milhagem, resgatei uma passagem só de ida de São Paulo para Toronto com a American Airlines, via Miami. A instrução do pessoal do consulado do Canadá era não dobrar a confirmação de residência permanente, mas o papel é gigante e não cabia dentro de nenhum envelope de tamanho compatível com a mochila, então desobedeci a regra e dobrei no meio, tentando não fazer vinco na folha.

Eu tenho um visto de múltiplas entradas válido para entrar no Canadá, que não foi cancelado, apesar do novo visto de imigrante. Ao me devolverem o passaporte no Consulado de São Paulo, eles colaram uma etiqueta com uma seta vermelha para apontar ao oficial de imigração o novo visto, a fim de evitar confusão. O oficial de imigração no guichê olhou meu visto de ‘immigrant’, perguntou se eu tinha estado em algum país com foco de ebola, questionou se eu teria alguma bagagem adicional vindo posteriormente (eu não tinha) e me encaminhou para o departamento de imigração, que estava absolutamente vazio.

Já no guichê da imigração, a nova oficial pediu novamente meu visto, minha confirmação de residente permanente e a comprovação de fundos – apresentei meu extrato do TD Bank porque eu já havia feito a transferência do valor necessário. Ela não reclamou nada da confirmação de residente permanente dobrada. Ela conferiu rapidamente as informações, anotou meu endereço no Canadá, explicou que meu cartão de residente permanente seria enviado para este endereço dentro de aproximadamente 60 dias e que para mantê-lo eu precisaria permanecer no Canadá por pelo menos dois anos dentro dos cinco anos de validade do cartão. E só. Não demorei 10 minutos para sair de lá, pegar minha mala e ser feliz… haha.

Eu não sabia, mas por curiosidade entrei novamente no site do CIC para checar o status da minha aplicação duas semanas depois da minha chegada e meu landing estava lá, bonitinho!

Aproximadamente 30 dias após meu landing, já ansiosa aguardando meu cartão de residente permanente, entrei novamente para checar o status e apareceu a confirmação que minha solicitação para o cartão tinha sido aprovada e ele seria enviado para mim pelo correio. Foi sorte! Eu não imaginava que essa informação apareceria e ela desapareceu uma semana depois…

Recebi meu cartão de residente permanente 8 semanas após minha chegada no Canadá.

A primeira semana no Canadá foi tentando me localizar – onde eu precisaria ir para obter meu SIN (Social Insurance Number) e o Ontario Health Card para ter acesso ao sistema de saúde local.

O SIN foi bastante simples. Me apresentei ao Service Canada em Hamilton, cidade onde comecei minha jornada canadense, com meu passaporte original e confirmação de residente permanente. O número foi fornecido na hora em um pedaço de papel. Esse pedaço de papel pode ficar na gaveta, porque o importante será o número a ser fornecido ao empregador.

O cartão do plano de saúde foi mais chato. O pessoal do Service Ontario me pediu a confirmação de residente permanente, meu passaporte original e um comprovante de residência no meu nome – que por sorte eu já tinha. Pedi meu Ontario Health Card no dia 18/Fevereiro/2015 e ainda não chegou!

Próxima aventura vai ser tirar minha carteira de motorista da província de Ontário, para a qual terei que estudar leis de trânsito tudo de novo… depois de quase 20 anos dirigindo. Não falei? É trabalheira que não acaba mais.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.