Conheça Vancouver

A revista Veja publicou no final de 2016 uma matéria com a lista das melhores cidades do mundo para se viver e não é surpresa que Vancouver aparece como a terceira. Cercada de montanhas e acariciada pelo oceano Pacífico, Vancouver tem a combinação perfeita entre natureza e centro urbano, conhecida pela excelente sinergia entre urbanismo, cultura e atividades ao ar livre.

Que eu sou fã de Vancouver não é surpresa, mas aos sonhadores que estão contemplando a vida no Canadá, é importante saber que a província da Colúmbia Britânica conta com as temperaturas mais amenas do país, com curtos meses de neve e frio intenso, sendo pouco mais de 40 dias no ano todo com o termômetro marcando abaixo de graus celcius.

Mas como nada nessa vida é perfeito, Vancouver infelizmente entra no rank como a cidade mais cara para se viver no Canadá. Segundo o jornal local VancouverSun (publicação de Set/2017), a valor médio do aluguel de um apartamento de um dormitório fica na casa dos CA$ 2.020,00 – inacreditáveis R$ 5.177,00/mês. E não estou falando de estudantes que vem passar um ou dois meses aqui e alugam apartamentos mobiliados, a referência é para contratos anuais e sem mobílias.

A diferença aqui no Canadá é que os aluguéis incluem o valor do condomínio e taxa sobre propriedade (nosso IPTU), despesas sempre de responsabilidade dos donos dos imóveis. Conversando com conhecidos que possuem imóveis em Vancouver, para eles a idéia de deixar essas despesas nas mãos dos inquilinos é inconcebível, enquanto para nós brasileiros, a prática é comum.

A boa notícia é que Vancouver conta com um maravilhoso sistema de transporte público que atende todos os cantos da cidade. Não é o tíquete mais barato do mundo, mas pagando a tarifa de CA$ 2.85 (R$ 7.30 na taxa do dia), o passageiro pode pegar quantos ônibus ou metrôs precisar por um período de 90 minutos. As tarifas variam de acordo com as diferentes zonas da cidade, incluindo uma linha que atende o aeroporto internacional YVR, então escreverei em breve um post para detalhar melhor como acessar o transporte público em Vancouver.

Vancouver me lembra a vibe da cidade do Rio de Janeiro, com forte tendências da população de curtir atividades externas sempre que possível, horários de trabalho mais flexíveis e um ótimo equilíbrio entre trabalho e lazer. Bem, sou de São Paulo, então pode ser só impressão minha mesmo…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.