Porque o Canadá precisa de você?

Quem está interessado em sair do Brasil vê constantemente notícias que o Canadá está precisando de trabalhadores. Mas até que ponto isso é verdade?

As estatísticas mostram que por volta de 2035 o país terá 5 milhões de aposentados e a conta simplesmente não fecha na hora de calcular aposentadoria versus contribuição ao fundo de pensão, pois o número de trabalhadores cai levemente a cada ano. Não por falta de ofertas de trabalho, mas sim por falta de mão-de-obra qualificada e disponível.

O Canadá considera a imigração uma das ferramentas chaves para o crescimento do país e leva isso tão a sério que a nova gestão do ministério de imigração, refugiados e cidadania oficializou recentemente um plano a longo prazo para aumentar o número de trabalhadores, com planos de trazer um milhão de imigrantes nos próximos 3 anos.

Em números, o país pretende trazer 310.000 novos imigrantes em 2018 com programas de imigração voltados ao trabalhador qualificado, com um aumento para 330.000 em 2019 e 340.000 em 2020.

Agora, o segredo de quando se lê este tipo de notícia é o gerenciamento da expectativa. O profissional que se qualifica ao programa de imigração deve comprovar nota mínima em proficiência na língua (a nota depende do programa), entre outros fatores – dê uma lida no programa Federal Skill Worker, por exemplo.  Caso você esteja vindo sem oferta de emprego, a maioria dos programas exigem comprovação financeira para saber que você vai conseguir sustentar à você e sua família por pelo menos um ano – então comece a poupar. As profissões regulamentadas como saúde, hotelaria, direito, engenharia etc precisam de equivalência do diploma, então esses profissionais terão um passo a mais – vamos escrever posts específicos sobre o assunto, mas na emergência consulte o Centro de Informação Canadense para Credenciais Internacionais. Os estudantes internacionais não tem os mesmos descontos em universidades que cidadãos ou residentes permanente, então o investimento é maior – mas os benefícios são excelente como falamos no post sobre Canadian Experience Class.

E dá para fazer acontecer sim! Eu fiz, ué. Mas vai exigir dedicação. Leia todos os sites possíveis sobre o assunto, entre em fóruns e pergunte, se intrometa em conversas quando ouvir a palavra ‘imigração’, seja curioso(a). Se precisar de assessoria em imigração para ajudar a entender os formulários, ou mesmo porque está inseguro com a língua, procure um profissional de confiança. Se você achar que eu posso dar uma luz, mande uma mensagem….

E se inglês não for obstáculo, nossa querida consultora Parisa Alinasab oferece 15 minutos gratuitos de consulta aos nossos leitores, para que vocês possam se familiarizar com ela e contar um pouco da sua história e perspectivas de imigração – é só mencionar nosso site e agendar por aqui.

Só não vale desistir, porque a hora é agora!!

 

Fonte: http://www.cbc.ca/news/politics/immigration-canada-2018-1.4371146


Um comentário sobre “Porque o Canadá precisa de você?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.