Declarando Imposto de Renda no Canadá

Infelizmente não tem muita escapatória… Se você trabalhou no Canadá em 2017, vendeu alguma propriedade aqui, tem negócios no país ou tem direito à versão canadense do bolsa família, precisa declarar imposto de renda. Na verdade são várias as situações que determinam se a pessoa deve ou não declarar imposto de renda, independente do status no país. Veja aqui.

Com 3 anos no país, este foi o terceiro ano que declarei imposto de renda e tendo somente a renda do meu trabalho, a declaração é bem simples. Diferente do Brasil, aqui a receita federal não possui um programa específico para apresentar a declaração, mas empresas privadas criaram programas que grande parte da população utiliza no preenchimento dos formulários para facilitar a vida, como TurboTax, StudioTax ou SimpleTax.

Se você teve emprego fixo em 2017, seu empregador irá entregar um formulário chamado T4, lá constando o ganho anual, rendimentos tributáveis e não tributáveis, férias etc. O legal é que esses programas mostram os números dos campos que cada informação está, assim é bem difícil de errar.

No meu caso, que tenho somente uma fonte de renda, sem filhos e não sou casada, usei meu T4, o formulário T5 enviado pelo banco com lucros de investimentos, comprovante de rendimento do vale-transporte e gastos com médico. Como aqui a ajuda com transporte é opcional pela empresa, muitas vezes o empregado tem que adquiri por conta própria o vale-transporte, mas o comprovante de rendimento só é acessível para quem paga com cartão de crédito – caso você pague em dinheiro, junte TODOS os recibos de cada compra de bilhete para somar na hora de entregar a declaração.

Caso não curta a ideia de dar seus dados pessoais para programas de empresas privadas, existe a possibilidade de preencher todos os formulários à mão e enviar ao CRA (Canada Revenue Agency) pelos correios.

Não está seguro(a) ou tem dúvidas? Contrate um contador registrado no CPA. Quase todo mundo que eu conheço aqui tem um amigo contador, então encontrar um profissional não vai ser problema…

Pessoa física tem até dia 30/Abril para enviar a declaração, enquanto pessoa jurídica tem até o dia 15/Junho do ano corrente para ganhos (ou perdas) de 2017.

 

Fonte: https://www.canada.ca/en/revenue-agency/services/tax/individuals/topics/about-your-tax-return/tax-return/completing-a-tax-return.html


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.