Procurando emprego no Canadá!

Para quem já recebeu a residência permanente, quer mudar de emprego ou mesmo quem está na tentativa de encontrar um empregador para ajudar na imigração para o Canadá, um dos desafios é saber como e onde procurar vagas de emprego.

Neste post vamos falar um pouco das plataformas online mais conhecidas para quem está no Brasil ou no Canadá e as diferenças dos processos de entrevista.

Apesar de não ser mais obrigatória a criação do perfil no Job Bank (Banco de Empregos) para associar ao perfil do Express Entry, a plataforma ainda é uma boa opção para quem está começando a pesquisar o mercado de trabalho canadense. Com o perfil já criado no Express Entry, é só usá-lo para encontrar empregos que combinem com o que você procura através do Job Match. Caso obtenha a oferta de trabalho, não só o candidato tem a facilidade de vir para o Canadá com emprego garantido, mas também obtém pontos suficientes para receber o convite para residência permanente. Uma oferta de emprego válida equivale a 600 pontos no Express Entry!

O LinkedIn tem tido uma participação cada vez mais importante na busca por recolocação profissional, tanto pela intensa divulgação de vagas, quanto pela ativa interação através da plataforma. Mantenha sempre sua experiência profissional atualizada porque empresas podem abordar o candidato caso seu perfil seja atrativo. Pesquise as melhores palavras-chaves da sua profissão para permitir aos recrutadores te encontrarem quando estiverem buscando profissionais.

Outra plataforma comumente utilizada aqui no Canadá é o Indeed.ca, que conta com um robusto banco de vagas e permite a pesquisa de oportunidades com base em faixa salarial. Basta colocar na busca sua profissão (em inglês, claro) seguido do salário anual que gostaria procura, marcando a cidade/província onde pretende se recolocar e pronto – exemplo: Buyer $60,000 – Vancouver, BC. Eu sei que vai dar vontade de colocar o salário de 1 milhão de dólares, mas sejamos realistas, né?!

Não tem ideia da média salarial da sua profissão no Canadá? O site PayScale tem informações bastante adequadas para você saber quanto pedir quando perguntarem sua pretensão salarial.

Veja também CareerBuilder, Eluta, Glassdoor (que também conta com comentários de ex-funcionários), Monster e Simply Hired.

Falando em entrevista… Aqui a postura é bem diferente! No Canadá é ilegal discriminar candidatos por raça, cor, idade, estado civil, orientação sexual, religião, idade ou questões de saúde. Então o candidato não tem que fornecer nenhuma dessas informações no currículo e o entrevistador não pode fazer nenhuma pergunta nesse sentido. Eles podem sim perguntar se você tem idade para servir álcool, por exemplo, ou se você possui carteira de motorista, caso o cargo exija, mas não sem motivo.

E não se fala de salário na primeira entrevista. O recrutador pode perguntar sua pretensão salarial e se o contato continuar após esse primeiro papo, significa que sua pretensão está dentro do que eles estão dispostos a pagar pela vaga.

O primeiro passo normalmente é uma entrevista por telefone, onde o entrevistador vai fazer perguntas chaves para entender se você é um possível candidato à vaga, assim ninguém perde tempo caso o perfil do entrevistado não seja o que a empresa está buscando – outro aspecto bastante considerado no Canadá.

Eu particularmente passei por alguma entrevistas aqui no Canadá e com empresas particulares o papo foi mais informal, apesar de cobrir todos os aspectos das experiência profissionais. Para cargos em empresas públicas o processo exige mais preparação. Algumas entrevistas solicitam aos candidatos que completem testes pertinentes ao cargo e até mesmo uma apresentação em Power Point das suas habilidades como profissional.

Se o candidato for selecionado, a empresa vai enviar uma oferta de emprego incluindo o salário da vaga, horário do expediente e os benefícios oferecidos. Caso não seja satisfatório, agora é a hora de negociar.

O período de férias no Canadá é de duas semanas (10 dias úteis). Algumas empresas oferecem 3 ou 4 (também depende da negociação) e empregados podem receber mais dias pagos de férias conforme o tempo de serviço.

Não deixe de adaptar seu currículo para cada vaga e empresa que você se candidatar. No Brasil estamos acostumados a ter um currículo contendo um resumão da nossa experiência profissional, mas aqui as empresas dão valor ao candidato que fez o esforço de mostrar o principais pontos relativos aos requisitos da vaga.

E não esqueça de uma boa carta de apresentação contando o porque você seria uma excelente opção para a empresa! Vale dar uma pequena exagerada e dizer que você a-do-ra a empresa e seria um privilégio fazer parte do time…

 

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/new-immigrants/prepare-life-canada/prepare-work/look-jobs.html


3 comentários sobre “Procurando emprego no Canadá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.