A Cidadania Canadense: primeiro post

Tem lugar que simplesmente nos sentimos em casa e o Canadá foi assim para mim desde o começo! Eu não vou esquecer nunca das minhas raízes brasileiras (porque povo como o nosso não tem!), mas ter paz e segurança faz muita diferença na qualidade de vida.

Meu amor foi tamanho que eu até comprei um imóvel aqui e contei como foi o processo neste post.

Então se virar cidadão canadense também é seu objetivo, veja a lista do que é preciso:

  • Ser residente permanente;
  • Ter permanecido no país pelo menos 1.095 dias dentro de um prazo de 5 anos;
  • Comprovar proficiência em um dos idiomas oficiais do país, inglês ou francês;
  • Ter declarado imposto de renda por pelo menos 3 anos.

Cada vez que você sair do país por praticamente qualquer motivo: férias, a trabalho, para visitar a família, ir até os Estados Unidos porque a fronteira é logo alí, tudo contará contra o tempo de estadia necessário para chegar aos 1.095 dias. A não ser que você tenha saído do país a serviço da coroa (da rainha), o período de ausência será descontado.

E por experiência própria, anote em um caderninho to-das as vezes que você sair do Canadá, porque será necessário listá-las (data de saída, data de retorno e cidade de destino) no processo de aplicação à cidadania canadense.

Como o período de permanência no país é fator determinante, o primeiro passo é se certificar que atende a esse quesito, então preencha a calculadora de presença física disponível no site do governo. O cálculo é baseado no período entre o dia que você obteve a residência permanente, até o dia que você pretende enviar a aplicação para cidadania canadense – o chamado período de elegibilidade. Eu considerei 15 dias a mais da data que eu estava preenchendo o formulário para dar tempo de obter o restante da documentação e preencher toda a aplicação.

IMPORTANTE: o dia no formulário principal deve ser o mesmo dia considerado para o cálculo de presença física.

Os dias de permanência no país como residente permanente contam como um dia inteiro, enquanto os dias como visitante ou estudante contam como meio dia. E se você quiser utilizar qualquer período que tenha vindo ao Canadá com visto temporário (turismo ou estudante), deverá listar quando veio, qual cidade visitou e o motivo da visita. Caso você seja elegível, imprima a página com o resultado porque ela fará parte da aplicação.

Preencher a aplicação é bem simples, mas em inglês. Entre no site do governo canadense e leia atentamente o passo-a-passo antes de começar. O documento a ser preenchido pode ser baixado aqui (versão de Junho de 2018), mas entre sempre pelo site da imigração para encontrar a versão mais recente.

As perguntas serão as de praxe: nome, data de nascimento, endereço de residência, e-mail, caso tenha tido algum nome antes (como de solteiro, ou casado) etc. Depois do básico, você precisará indicar os dias calculados na calculadora de presença física.

Agora começa a parte que exige mais atenção… será necessário listar todos os endereços onde viveu dentro do período de elegibilidade. E não pode ter período desconexo. Se você passou um período de um mês morando na casa da avó, ele precisará estar lá.

O mesmo vale na hora de preencher todos os lugares onde você trabalhou nos últimos 10 anos: não pode haver lacuna. Se você passou um tempo sem trabalhar, lista como desempregado e justifique (por exemplo, estudando para meus exames, ou em período sabático etc). O cuidado no preenchimento dessas informações será determinante para aceitação a sua aplicação, porque eles irão se basear nesse formulário para agraciar ou não a cidadania.

Praticamente todos os documentos que você usou para aplicar à residência permanente serão usados pela imigração canadense para validar seu pedido de cidadania. Não é necessário traduzir nada de novo, validar nenhum estudo ou mesmo fazer nova prova de proficiência de idiomas neste momento. Você pode utilizar cópia de tudo o que fez quando mandou documentos para a residência permanente – eles usarão os originais que guardam na sua pastinha com seu nome, ou melhor, com seu número de identificação.

Os documentos de suporte da aplicação à cidadania canadense serão:

  • Resultado do cálculo de presença física comprovando elegibilidade;
  • Cópia da página com foto e página de dados pessoais de todos os passaportes que você obteve nos últimos 5 anos (mesmo que não estejam mais válidos);
  • Cópia do documento de identidade com foto (pode ser até a carteira de motorista canadense que você conseguiu com tanto suor);
  • Cópia do resultado de proficiência de idioma que você usou para aplicar à residência permanente – caso eles queiram novo exame, irão solicitar;
  • Duas fotos para cidadania canadense;
  • Pagamento da taxa de CAD 630,00 dólares canadenses.

Claro que se o oficial que estiver avaliando sua aplicação precisar de documentação adicional, ele irá solicitar.

Aí vem de novo a fase da espera… Depois de aproximadamente 3 meses do envio da aplicação, você receberá um e-mail da imigração confirmando recebimento dos documentos e avisando que seu pedido será analisado.

O próximo passo será o e-mail com a data do seu exame. Normalmente o canadense governo dá um mês para você se preparar, então caso não esteja confiante é melhor começar a estudar já com este guia. Mas tem prova? Tem sim. Um exame para testar seus conhecimento sobre a geografia, economia, política, história, direitos e responsabilidades do cidadão e outros aspectos do país. Se você quer ser cidadão tem que saber, né?

Na cerimônia de cidadania você precisará cantar o hino também, que tem pedaço em inglês e pedaço em francês, mas aí eles entregam uma colinha 😉

 

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/canadian-citizenship/become-canadian-citizen/apply.html


2 comentários sobre “A Cidadania Canadense: primeiro post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.