Trazendo os pais para o Canadá!

Saudades nunca mais!! Se você é residente permanente ou já virou cidadão canadense, pode aplicar para ‘patrocinar’ a vinda dos seus pais ou avós ao país.

Não encontrei palavra melhor… o programa Family Sponsorship permite que você apadrinhe a vinha dos seus pais ou avós sob o programa Sponsorship of Parents and Grandparents, mas nada mais significa que você está se comprometendo a sustentá-los financeiramente caso não consigam custear a vida no Canadá. Nada mais justo depois de tudo o que eles fizeram por você…

Mas infelizmente não é todo mundo que vai conseguir essa proeza. O governo canadense abre uma certa quantidade de vagas por ano para o apadrinhamento e para 2018 a meta é receber 10.000 aplicações. A seleção é aleatória aos que atenderem às exigências do programa e somente os candidatos selecionados poderão dar continuidade ao processamento do pedido da residência permanente.

Em primeiro lugar, quem está apadrinhando deve ser elegível para solicitar a intenção de patrocínio. São critérios como: nunca ter utilizado auxílio do governo por nenhum motivo que não seja deficiência; nunca ter declarado falência; nunca ter faltado com pagamento de suporte ou pensão alimentícia, ou ter faltado com pagamento de empréstimos bancários; e nunca ter sido convicto em crimes de agressividade ou sexual contra membros da família. Lógico, o objetivo é saber que você tem condições de amparar seus pais ou avós financeiramente e que eles não serão maltratados.

Claro que também precisa comprovar que sua situação financeira é compatível com o pedido, então você deve demonstrar que nos últimos três anos declarou renda suficiente de acordo com a tabela do governo. Os valores atuais podem ser verificados neste guia, mas só para exemplificar, para 2018 você precisará demonstrar ter declarado no mínimo CAD$ 39.813.00 em 2017, CAD$ 39.371.00 em 2016 e CAD$ 38.618.00 em 2015 caso queira apadrinhar a vinda de duas pessoas. Ou seja, você precisará ter declarado imposto de renda no país por pelo menos três anos consecutivos.

Todos os valores são em dólares canadenses. Verifique sempre o site de imigração para conferir o valor atualizado da época que está enviando a aplicação.

Você e seus pais, ou avós, terão que assinar um contrato de compromisso onde você se comprometerá (dã!) a sustentá-los financeiramente por 3 até 20 anos, dependendo da idade dos patrocinados e relação familiar com você, que passará a valer a partir do momento que receberem a residência permanente, além do compromisso dos apadrinhados de tentarem a independência financeira.

Apesar do programa ser federal, como sempre, não vale para a província de Quebec, que tem política de imigração própria e independente do resto do país.

Infelizmente o prazo para aplicação dos interessados para o programa deste ano encerrou em Fevereiro de 2018, o que significa que agora é o momento ideal para vocês começarem a se preparar com documentação e o que for preciso para tentar aplicar em 2019.

E se preparem porque o prazo de processamento é de 20 a 24 meses (atualmente).

Ah, e não vale você conseguir a aprovação para você e querer trazer os sogros… a aprovação é intransferível e válida somente para parentes diretos.

 

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/family-sponsorship/sponsor-parents-grandparents.html


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.