Como funcionam as férias no Canadá!

Depois de ter lido o post sobre como procurar emprego no Canadá, está na hora de pensar nas merecidas férias!

Alguns aspectos são familiares, como ter direito às férias remuneradas somente após completar um ano de empresa e a necessidade de tirar as férias antes de completar o segundo ano no emprego, mas existem algumas diferenças entre Brasil e Canadá que podem deixar o empregado brasileiro um pouco inquieto.

Em primeiro lugar, a lei trabalhista no Canadá concede somente duas semanas de férias ao empregado após completar um ano de trabalho. Pois é… a não ser que você tenha negociado antes do início do contrato de trabalho, o empregador não precisa dar mais do que 14 dias corridos de férias (10 dias úteis). Após 5 ou 6 anos de emprego, o empregado terá direito a mais uma semana – o prazo depende da província.

Esta é a lei, mas é comum grandes empresas concederem aos funcionários dias adicionais de férias por tempo de serviço.

Outra diferença é o valor das férias pagas. Quem tem direito a 2 semanas de férias, receberá 4% do salário bruto recebido no ano corrido anterior, enquanto os privilegiados com 3 semanas de descanso receberão 6% do salário bruto anual.

Geralmente o funcionário recebe o valor referente às férias remuneradas dentro de 14 dias antes do início do período de férias, a não ser que exista uma política específica da empresa de efetuar o pagamento durante as férias por conta de datas de depósito, mas neste caso o funcionário é informado no momento da contratação.

Veja que esta é a regulamentação para férias pagas. O funcionário pode acordar com o empregador a ausência como férias não-remuneradas, caso a empresa não esteja de acordo com a concessão de mais dias do que o exigido por lei.

A prática exige que o empregador conceda as férias em período contínuo, mas o empregado pode acordar com a empresa saídas mais curtas para que os dias de férias sejam aproveitados em outros momentos. Lembre-se de ter tudo por escrito! Também é possível acordar com o empregador o gozo de férias antecipadas caso o funcionário ainda não tenha completado os 12 meses de trabalho, mas não são todas as empresas que acolhem a solicitação.

Para exemplificar, eu comecei em um emprego novo na cidade de Vancouver tendo acordado férias antecipadas porque já havia comprado a passagem aérea a agendado antes mesmo de receber a proposta. A empresa concordou. Na época da minha saída das férias não recebi o valor referente ao período e ainda tive os dias ausentes descontados da folha de pagamento. Quando questionei meu empregador, fui informada que eles haviam concordado com minha ausência, não com férias antecipadas. Então, meus queridos, tenham tudo por escrito sempre!

Por último, o valor das férias não tiradas são pagas caso o funcionário seja demitido ou peça demissão. E para quem trabalhou menos que um ano, o valor é proporcional aos meses trabalhados.

Mas não se desesperem… o Canadá é generoso com seus feriados e caso caiam no final de semana, a empresa deve conceder o primeiro dia útil consecutivo ao funcionário. Nada mal!

 

Fonte: https://www.canada.ca/en/employment-social-development/services/labour-standards/reports/annual-vacation.html#s01


Um comentário sobre “Como funcionam as férias no Canadá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.