Planejando sua ida para o Canadá

Este post vai para você leitor que entra em contato com nossa equipe querendo saber mais sobre imigração para o Canadá, mas não toma o primeiro passo em direção ao seu sonho porque acha que não vai acontecer para você. Vai sim! Nosso time recebe semanalmente diversos perfis de interessados com excelentes perspectivas para se qualificarem para um programa de imigração ou estudos, mas a falta de esperança acaba falando mais alto.

Não desista. A leitura dos detalhes de cada programa pode parecer complicada, mas é só se dedicar e ter paciência. E existe sempre a opção de procurar o conselho de uma consultora de imigração.

O planejamento financeiro é parte importante do processo, mas entender qual o objetivo da viagem é o primeiro passo. Já havíamos comentado neste post como é necessário falar inglês caso seu destino seja o Canadá (ou francês para quem tem intenção de morar na província de Quebec), então se seu inglês precisa de uma ajudinha para melhorar, busque um curso, professora particular ou escola de intercâmbio. A Duo no Mundo, por exemplo, oferece opções para quem quer fazer das próximas férias uma oportunidade para aprimorar o idioma.

Se dê um prazo e se dedique. Traçar objetivos e colocá-los no papel dão uma visão bacana dos próximos passos.

  • Aprender inglês – peça um orçamento para saber quanto você precisa economizar;
  • Economizar para a viagem – temos um post legal com valores de vistos e programas de imigração;
  • Leia exaustivamente – o Express Entry é uma plataforma que pode ajudar muitos a virem para o Canadá;
  • Entenda os quesitos dos programas de imigração, inclusive os provinciais.

Desde a possibilidade de quem vem estudar e trabalhar, até a oportunidade de obter a residência permanente mesmo antes de pisar no Canadá, existem vários caminhos para quem deseja imigrar. Um exemplo? Você pode procurar um curso superior no país (não vale idioma) em período integral de pelo menos um ano. Estudante nessas condições pode trabalhar meio-período para ajudar nas despesas com estudos e moradias. Não só você estará melhorando seu currículo, como poderá obter um visto de trabalho após a finalização dos estudos, conhecido como Post Graduate Work Permit (PGWP), que permitirá trabalho em período integral também por um ano.

Existe ainda uma raridade pouco explorada para os brasileiros, o International Experience Canada (IEC), também conhecido como Work Holiday Visa, que concede um ano de permissão de trabalho aberta, o que significa que você não está vinculado(a) a nenhum empregador. Porque raridade? Pela escassez de informação. O Brasil não está entre os países em acordo com o Canadá para emissão do IEC, então cabe ao interessado entrar em contato com as chamadas Organizações Reconhecidas para encontrar uma agência internacional que possa processar a aplicação. Esse programa é destinado aos recém-formados entre 18-35 anos de idade e a cota para brasileiros é bem pequena.

Seja através de uma opção ou da outra, com 12 meses de experiência canadense em profissões da lista nacional de classificação ocupacional (NOC) O, A ou B, o candidato à imigração pode se qualificar ao Canadian Experience Class (CEC), caso também comprove proficiência no inglês, e pode já criar seu perfil no Express Entry (EE).

O que é Express Entry? É a plataforma do governo canadense para quem está interessado em imigrar para o Canadá criar seu perfil. Avaliados através de um sistema de pontuação, os candidatos selecionados recebem uma carta-convite da imigração para enviar o pedido de residência permanente.

E para quem tem conhecimentos especializados, principalmente na área de TI, a chance de conseguir o patrocínio de uma empresa é grande. Com uma oferta de trabalho válida em mãos, a pontuação alcançada no Express Entrey é suficiente para garantir a carta-convite. Seja ousado(a) e entre em contato direto com as empresas através das ferramentas de busca de emprego, lembrando das regrinhas para enviar currículo que postamos aqui.

Oportunidades tem de monte. O que não vale é ficar parado(a)!

 

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/work/after-graduation.html


Um comentário sobre “Planejando sua ida para o Canadá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.