A Cidadania Canadense: segundo post

Depois de longos 6 meses aguardando qualquer sinal de vida, finalmente recebi no dia 24 de outubro de 2018 um e-mail do CIC (Citizenship and Immigration Canada) me dando os parabéns por ter alcançado essa próxima etapa do processo e me informando que eu faria o exame para cidadania no dia 21 de novembro de 2018. Eu enviei minha aplicação no dia 15 de abril de 2018.

Para não dizer que não houve absolutamente nenhuma comunicação entre o envio da aplicação e a data do teste, no dia 11 de julho de 2018 eu recebi um e-mail confirmando que eles haviam recebido meu processo. Sem dizer se a documentação tinha sido avaliada, se estava tudo em order ou quanto tempo iria demorar para que eu receber qualquer outra informação.

Você não faz idéia do que eu estou falando? Da minha aplicação para me tonar uma cidadã canadense – o primeiro post foi este aqui.

A prova consiste em questões sobre política, geografia, história e conhecimentos gerais do Canadá. Para se preparar você deverá ler (e reler) o guia de estudos fornecido gratuitamente pelo governo canadense, além de procurar opções de aplicativos que permitam simular o teste.

Eu usei e recomendo bastante o aplicativo Canadian Citizenship Test 2017 Practice Questions – é gratuito! Apesar de soar ultrapassado, a maioria das questões simuladas foram excelente representação do que caiu na prova, já que a história de Canadá e geografia não mudou de lá para cá 😉

Chegue no local indicado no convite para o exame com pelo menos 15 minutos de antecedência, para dar tempo para relaxar antes da prova e diminuir a ansiedade. Não pode entrar com comida ou bebida, além de não ser permitido sair durante a prova – então esvazie a bexiga antes de entrar!

Os documentos que você precisa levar no dia do exame são:

  • Convite com data/horário da prova e número do seu processo;
  • Dois documentos originais de identidade que contenham foto e assinatura (como carteira de motorista, RG, passaporte e até mesmo o cartão de residência permanente;
  • Todos os originais enviados juntos com a aplicação para a cidadania canadense;
  • Original do cartão de residente permanente;
  • TODOS os passaportes originais que você possuir, inclusive os vencidos.

A prova será você com mais um mon-te de outras pessoas fazendo o teste. Controle a vontade de olhar para o lado, pois qualquer virada de cabeça pode ser considerada cola e você será expulso(a) da sala, além de ter que  começar a aplicação desde o início. Preparem-se para 30 minutos sentados(as).

Acabado o teste, você seguirá para a entrevista com um oficial da imigração que irá verificar toda documentação que você levou consigo. As perguntas são as básicas: quando você chegou no Canadá, se está ou não trabalhando, quantas vezes saiu do país enquanto residente permanente etc – e apesar de todas as respostas estarem no processo, a idéia é verificar se você não entra em contradição.

Uma das maiores preocupações do oficial é conferir se você completou os 1,093 dias dentro do país como residente permanente, então fique calmo(a) ao tentar lembrar todas as vezes que saiu do Canadá. Para minha surpresa, o oficial tinha uma lista com datas de todas minhas entradas e saídas. Se absolutamente necessário, porque você não lembra nem por decreto todas suas viagens, é possível solicitar um relatório de viagens.

Você fica sabendo NA HORA se passou na prova e teve a cidadania aprovada, ou não…

Agora é esperar para a cerimônia de oficialização e o tão sonhado passaporte canadense!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.