A cidadania canadense: o último post

O último post… vocês não estão emocionados?! Pera, não é o último post do blog, somente sobre o processo para obtenção da cidadania canadense. Calma!

Avaliando o processo todo nem demorou tanto assim. Cheguei no Canadá dia 14/Fevereiro/2015 e no dia 15/Fevereiro de 2019 eu estava participando da cerimônia de juramento para obtenção do certificado de cidadania. Considerando os 1.095 dias necessários como residente permanente (nos 5 anos anteriores ao pedido de cidadania canadense), com as minhas idas e vindas de férias, foram exatos 4 anos.

Se você está chegando agora, eu contei toda a saga no primeiro post e segundo post.

Eu na verdade deveria ter esperado um pouco mais para mandar minha documentação para a cidadania, assim evitaria a longa demora para a contagem de todos os dias que permaneci no país pela oficial que analisou meu processo. Minha sugestão seria para você acumular por volta de 1.500 dias para que tenha folga caso tenha esquecido uma viagem aqui ou outra ali… mas enfim, deu tudo certo.

A cerimônia foi presidida pelo juiz de imigração, com direito a video do Primeiro Ministro Justin Trudeau dando boas-vindas e contando a importância de imigrantes durante a história do país. Chorei.

O juiz fez um discurso lindo, cantamos o hino nacional (do Canadá, claro), repetimos o juramento de aliança e fidelidade à rainha e recebemos o certificado de cidadania canadense. Foram quase duas horas de cerimônia e você pode convidar familiares e amigos para assistir. Inesquecível! 

Importante notar que fiscais checam se você realmente repetiu o juramento, pois é fundamental para receber o certificado.

Ao final da cerimônia você terá a oportunidade de tirar uma foto com o juiz da cerimônia e o oficial da Polícia Montada Real Canadense que abriu e fechou o evento. E uma surpresa bacana foi receber um ingresso válido por um ano para entrar de graça em todos os parques do país. Sua oportunidade e a desculpa perfeita para sair para conhecer sua nova casa.

Você entregará seu cartão de residente permanente logo no início da cerimônia de cidadania e é preciso esperar um mínimo de 3 dias úteis antes de dar entrada no passaporte canadense, então melhor não marcar nenhuma viagem. Meu passaporte demorou 10 dias úteis para chegar e custou $ 160.00 (dólares canadenses) com validade de 10 anos.

Eu sempre vou ser brasileira e minha saudade de casa é constante, mas a paixão pelo Canadá aumenta a cada dia…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.