
Trabalhar no Canadá é o sonho de muita gente e pode ser a chance de permanecer no país. Quem se qualifica através do Canadian Experience Class (CEC) também tem a possibilidade de criar o perfil no Express Entry, com a vantagem de dar ao candidato pontuação adicional por experiência de trabalho canadense, além dos pontos necessários para já receber o convite para aplicação à residência permanente caso mantenha a oferta de emprego.
São necessários 12 meses mínimos de trabalho em período integral, ou meio-período que completem 1.560 horas em profissões da lista nacional de classificação ocupacional, a famosa lista NOC – procure profissões com habilidades em nível 0 (zero), A ou B. Esses 12 meses devem ser no máximo 3 anos antes do envio da aplicação.
Aí você me pergunta, mas como eu vou conseguir essa experiência canadense? Existem duas formas mais comuns: estudar no Canadá, obter o Post Graduation Work Permit (PGWP) e arrumar um emprego; ou enviar currículos para empresas e receber oferta de trabalho de um empregador localizado no país.
Não pense que é impossível! Muitos profissionais conseguem criar um network com empresas locais e chegam ao Canadá já empregados. Caso sua situação seja com permissão de trabalho após os estudos, note que diversos empregadores postam vagas para recém formados diretamente nos colégios e universidades, existem feiras que promovem o encontro de empresas e candidatos, além da possibilidade de começar um estágio durante os estudos e receber a promoção após a graduação.
Sites como Indeed.ca, Job Bank ou Eluta também são excelente ferramentas!!
Como é de se esperar, a proficiência em uma das línguas oficiais do país é fundamental para se qualificar ao Canadian Experience Class. A exigência é de nota mínima 7 em escrita, leitura, expressão oral e compreensão para profissões na categoria 0 (zero) ou A, e mínimo nota 5 para profissões classificadas como categoria B.
A comprovação de educação não é obrigatória, mas ajuda na soma da pontuação dentro do perfil do Express Entry. O nível educacional deve passar por equivalência dos estudos, mas falaremos mais sobre o Educational Credential Assessment (ECA) em um post separado.