Federal Skilled Trades

Por último, mas não menos importante, o Federal Skilled Trades é o terceiro programa econômico federal de imigração que pode qualificar o candidato a entrar no pool do Express Entry.

Os requerimentos mínimos para ser elegível são: obter nota CLB 5 no teste de proficiência em inglês em conversação e compreensão, além de nota CLB 4 em escrita e leitura – ou notas equivalentes em francês; comprovar pelo menos 2 (dois) anos de experiência de trabalho em período integral (ou equivalente a 1,560 horas em meio-período) em uma das profissões do NOC B listadas logo mais; e ter uma oferta de emprego para trabalhar pelo menos um ano em período integral no Canadá, ou certificado de qualificação em uma das profissões que qualificam para o Skilled Trader emitido por entidade canadense.

Lembrando que para processos de imigração somente o IELTS ou CELPIP são aceitos como teste de proficiência de inglês e o TEF para língua francesa.

Agora, a lista de profissões válidas para qualificação são divididas em grupos e possuem particularidades dependendo da classificação e profissão – todas do NOC B. Os grupos são:

  • Grupo 72, industrial, elétrico e construção;
  • Grupo 73, manutenção e operação de equipamentos;
  • Grupo 82, supervisores e técnicos em recursos naturais, agricultura e produtos relacionados;
  • Grupo 92, supervisores de processamento e fabricação, e operadores de controle central;
  • Grupo 632, chefs e cozinheiros; e
  • Grupo 633, açougueiros e confeiteiros.

Esses grupos são subdivididos em diferentes ocupações e o candidatos deve comprovar experiência nas principais habilidades listadas dentro da profissão, conforme a tabela NOC.

Não existe necessidade de comprovar outro tipo de educação, mas diploma ou certificado de educação pós-secundário ajudam com obtenção de mais pontos no Express Entry. Claro que com equivalência do diploma.

Por fim, o candidato possivelmente precisará passar por uma avaliação de conhecimentos, além de ter um empregador que garantirá treinamento e experiência ao profissional. Como a avaliação é diferente para cada província, dê uma olhada nas exigências da província que você selecionar como destino.

Sem esquecer que a província de Quebec trata programas de imigração separadamente, então caso sua intenção seja se mudar para lá, faremos posts separados sobre as possibilidades existentes para imigrar para a parte francesa do Canadá.

 

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/express-entry/become-candidate/eligibility/skilled-trades.html