Federal Skilled Worker Program

O Federal Skilled Worker é um dos programas que possibilita a criação do perfil no Express Entry. Fatores como idade, experiência profissional, educação, proficiência em um dos idiomas oficiais, adaptabilidade e possivelmente uma oferta de trabalho canadense contam pontos para a qualificação do candidato.

Para se qualificar, o interessado deve provar experiência mínima de um ano (1.560 horas no total) em uma das profissões na lista NOC (Classificação Nacional de Ocupações). O período trabalhado como voluntário ou estagiário, infelizmente, não conta.

A comprovação da proficiência em inglês ou francês também é essencial para se qualificar. O candidato deve obter nota mínima 7 no teste conhecido como Canadian Language Benchmark (CLB) em cada uma das habilidades: escrita, leitura, compreensão e conversação. Para fins de imigração, os testes aceitos para comprovar a proficiência no inglês são IELTS ou CELPIP, este último realizado somente no Canadá.

Caso o candidato tenha estudado no Canadá, ele deve apresentar certificado ou diploma de uma escola secundária (colegial) ou pós-secundária canadense. Se a educação tiver acontecido fora do Canadá, é necessário obter a equivalência dos estudos realizada por uma entidade regularizada. Faremos um post separado para te ajudar.

Por último, mas não menos importante, é necessário comprovar capacidade financeira para sustentar o aplicante principal e sua família após a chegada no Canadá. A não ser que o candidato tenha recebido uma oferta de trabalho válida, ou esteja apto a trabalhar no Canadá no momento do envio dos formulários preenchidos, neste caso não precisa apresentar a comprovação financeira.

Criamos uma tabelinha para ajudar na simulação dos pontos para facilitar a vida dos nossos leitores – é só baixar!

CÁLCULO FSW

 

Fonte: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/express-entry/become-candidate/eligibility/federal-skilled-workers.html